31 3222-1668 31 99921-4168 contato@afloresta.com.br Mercado Central, Lojas 40, 96, 520 - BH/MG lojaafloresta

NOTÍCIAS » OS BENEFÍCIOS DO COLÁGENO

Encontrado principalmente em carnes vermelhas, frango e peixe, o colágeno atua na estruturação dos tecidos. Saiba mais sobre seus efeitos na saúde da pele, unha e cabelos.

O colágeno é uma proteína que representa 25% de toda proteína do corpo humano. Ele tem a função estrutural de manter a sustentação das células, ou seja, mantê-las unidas.

A partir dos 30 anos acontece uma diminuição natural de 1% ao ano na produção de colágeno pelo corpo. Durante os 10 primeiros anos da menopausa essa perda de colágeno chega a 2% ao ano e, após a menopausa, pode chegar a 65% de perda de todo o colágeno do corpo. A consequência disso é o envelhecimento da pele, fragilidade dos cabelos e unhas e desgaste das articulações.

O que acelera a perda de colágeno: O consumo de álcool e açúcar, a prática do tabagismo e a exposição inadequada ao sol.

O que previne a perda de colágeno: Atividade física, bons hábitos alimentares, ingestão adequada de alimentos fonte de vitamina C.

O colágeno é uma proteína de origem animal e suas principais fontes alimentares são as carnes vermelhas, frango e peixe. Vale lembrar que é importante ser cauteloso ao tentar repor colágeno através dessas fontes porque elas têm também na sua composição as gorduras saturadas, e o consumo em excesso pode ocasionar desequilíbrios alimentares e danos à saúde.

A maneira mais fácil, prática e saudável de repor essa proteína é consumindo suplementos à base de colágeno hidrolisado em pó. Essa forma do suplemento é feita por meio da extração do colágeno do osso e da cartilagem do boi, passando então pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido mais facilmente pelo organismo. Essa é considerada a melhor forma de consumo porque torna o colágeno puro, concentrado e livre de gorduras.

Estudos mostram que a ingestão diária de 10g de colágeno hidrolisado traz benefícios como hidratação e elasticidade à pele, fortalecimento das unhas, cabelos e articulações. Além disso, o colágeno proporciona saciedade, o que contribui para o controle do peso.

Incluir o colágeno na sua rotina alimentar só depende de você! É uma maneira prática e gostosa de se sentir bem, melhorar sua aparência e sua autoestima.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.